WELCOME

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Como optimizar o rank Alexa

Antes de mais, para quem não conhece o Alexa, poderá dizer-se que funciona ao mesmo estilo do Google Page Rank, mas com uma análise bastante diferente.
O Alexa é um provedor de informação que disponibiliza dados sobre o volume de tráfego e o número links de praticamente todas as páginas da internet.
Submeter o seu website ou blog no Alexa é bastante simples, bastando utilizar o Search do site para procurar o seu blog, e depois notificar o Alexa que você é o dono do mesmo, preenchendo depois alguma informação necessária sobre a propriedade do site.


Exemplo do Hardypalace : http://www.alexa.com/data/details/traffic_details/hardypalace.blogspot.com

Como funciona o Alexa?

O ranking de tráfego é sempre baseado no histórico de tráfego gerado pelos milhões de utilizadores que utilizaram a Alexa Toolbar nos últimos 3 meses, e é uma medida combinada de page views e utilizadores.
Como primeiro passo, o Alexa computoriza o número de page views diários de milhões de páginas na internet.
O tráfego do Alexa é baseado numa medida geométrica que combina estes dois factores (o número de utilizadores que visita a página, e o número de page views que esses mesmos utilizadores visitam)
Obviamente que o ranking Alexa não é tão credível como seria de esperar, uma vez que existem milhares ou mesmo milhões de utilizadores que não utilizam a barra do Alexa, ainda para mais quando não existe (ainda) uma versão compatível com o Windows Vista.

Então porquê utilizar o Alexa?

O Alexa é tão importante como o Page Rank ou outro qualquer algoritmo de medição e avaliação de páginas. Porquê?
Porque simplesmente serve como medida de avaliação de uma página. Uma página que tenha um valor de tráfego do Alexa baixo, significa que gera muito tráfego e portanto, é um site valioso.
Este factor será extremamente importanto no momento em que pretender vender publicidade, algum produto ou mesmo o seu website.
Várias empresas utilizam o Alexa como utensilio de medição da popularidade e volume de tráfego dos sites, pelo que melhorar o ranking é sempre importante.
Como exemplos, sites como o O TLA, ReviewMe ou mesmo o SponsoredReviews, utilizam o Alexa como fonte de medição.

Como optimizar o nosso site para o Alexa?

Uma vez que o Alexa não é 100% credível, é necessário tomar partido desse factor, para vender publicidade a um preço mais apetecível.
A melhor forma de fazer diminuir o nosso valor de tráfego no Alexa, é tirando partido no volume de tráfego do nosso site, e do volume de utilizadores que o lê com regularidade.
Gerar tráfego e visitas, será sempre positivo em todos os sentidos.

Uma das formas mais comuns de começar a optimizar e a tirar partido do Alexa, é instalando a Alexa Toolbar, definindo a nossa página como a Homepage.
Desta forma, sempre que arrancarmos com o browser e a referida barra do Alexa, iremos estar a contribuir para o crescimento do nosso ranking.
Importante poderá ser também, dar a conhecer a barra do Alexa a amigos e conhecidos, tirando partido desse mesmo factor.

O Alexa Widget é um elemento visual que poderemos colocar no nosso website, de forma a dar a conhecer aos nossos leitores e visitantes, o ranking Alexa em que estamos, tirando partido desse mesmo factor.
Este widget é algo deste tipo:




Ensine a optimizar o Alexa

Uma das formas de conseguir mais algum rendimento no seu ranking Alexa, é fazendo um post deste tipo. Ensine os seus leitores a optimizar o Alexa, e com relativa facilidade irá conseguir mais algumas visitas ao seu website, principalmente de utilizadores que pretende optimizar também o seu ranking.

Os subdomínios

Se tiver um site com um grande volume de tráfego, então os sub-domínios poderão ser muito importantes.
Se imaginar que tem uma rede de blogs, que utilizam o seu .subdomínio.com em todos eles, então o seu ranking Alexa irá melhorar e muito.
Há muitos webmasters que tiram proveito da técnica dos subdomínios, para aumentar o seu volume de tráfego e consequemente o seu ranking Alexa.
Se pretender escrever ou fazer uma nova página, equacione se ela se enquadra bem num subdomínio. Se sim, tire proveito disso.



Conclusão

O Alexa não é nem de perto, nem de longe, o melhor website para análise de tráfego ou de movimento de um website ou blog, no entanto, está na moda.
E como tudo o que está na moda geralmente é referência, temos de tirar partido desse factor.
Optimize o seu website ou blog para o Alexa. Não irá perder muito tempo com isso, e certamente vai ganhar mais algum tráfego e mais algumas visitas.

Fonte e referencia: Fique-rico.com

0 Comments:

Illusions UO Shard - Fórum

 

O Seu Blog | HardYPalace